segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Racismo em Santa Rita


O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação. Poucas pessoas sabem, mas em nossa cidade o preconceito e a discriminação contra pessoas da cor negra ainda é bem forte.
Leiam esse relato:
“Certo dia estava eu na lan house cyclone, como sempre havia várias pessoas conversando, outras ouvindo músicas e algumas trabalhando. Eis que chega uma profissional da educação (uma professora ) e começa acessar, instantes depois, o celular dela toca ao atender ela diz : ”não posso atender agora,pois aqui está cheio de pretos!”e num rompante todos que estavam lá param o que estavam fazendo e a encaram atônitos por ouvir tal despautério. Minutos depois, ela deixa o recinto como se nada tivesse acontecido.”


É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade. 

É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.

Colaboração: over mundo.

Um comentário:

  1. Verdade.
    Isso é um fato muito triste por que uma educadora fazendo um tipo de coisa dessa é lamentável ...

    ResponderExcluir