segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Falsa independência


O dia de independência já passou e com ele se vai todo o patriotismo do povo brasileiro, mas pergunto a você leitor, temos ao menos um motivo pra comemorar o dia de independência? Realmente nos tornamos independentes nesse dia? resposta é Talvez e NÃO.
Vamos dar uma olhada do ponto de vista histórico:
 "Em vista das desinteligências surgidas entre os An­dradas e a Junta de São Paulo, resolveu D. Pedro realizar uma viagem a fim de, com sua presença, pacificar a pro­víncia, nomeando, por decreto de 13 de agosto de 1822, D. Leopoldina, sua esposa, para substituí-lo, em seu im­pedimento, nos despachos do Conselho.
D. Pedro I.
Primeiro imperador do Brasil.
(Arquivo do industrial Pedro de Figueiredo.)
Na viagem de volta para o Rio, depois de ter cumpri­do satisfatoriamente sua ação pacificadora, recebeu de Paulo Bregaro, correio da Côrte, nas proximidades do riacho Ipiranga, na cidade de São Paulo, notícias alarmantes que lhe transmitiam D. Leopoldina e José Bonifácio. Soube assim D. Pedro de novos decretos das Côrtes: nomeava-se novo ministério para o Príncipe e responsabilizava-se toda ad­ministração de José Bonifácio, mandava-se processar os membros da junta de São Paulo signatários do manifesto do Fico a D. Pedro; declarava-se nulo o decreto do Regente que convocara o Conselho dos procuradores gerais das pro­víncias, além de outras sérias medidas repressoras. D. Leopoldina e José Bonifácio recomendavam-lhe que processasse a independência o mais cedo possível; sanguíneo, revoltado, D. Pedro reuniu-se à guarda de honra que o acompanhava e, arrancando os laços de cores portuguesas, bradou:
"Laços fora, soldados! Camaradas, as Côrtes de Lisboa querem mesmo escravizar o Brasil: cumpre, portanto, declarar a sua independência. Estamos definitivamente separados de Portugal".
Sua espada nua rebrilhou ao sol daquela tarde de 7 de setembro de 1822.
"Independência ou morte seja a nossa divisa: o verde e o amarelo as nossas cores nacionais"."
  
Nunca estivemos separados de Portugual, nosso imperador era Português!, A declaração de independência foi apenas uma manobra politica, só viémos a ser independentes verdadeiramente com a proclamação da república quando enfim o povo brasileiro conseguiu assumir o poder!
 

Um comentário:

  1. Pois é! Mas as diferenças vão ser resolvidas na bola. BRASIL x PORTUGAL

    ResponderExcluir